domingo, 14 de novembro de 2010

Perguntas mais frequentes sobre esterilizadores UV

O que o esterilizador UV faz?
O esterilizador UV é utilizado para controlar infecções nos peixes, pois consegue fazer com que as bactérias e parasitas não passem de um peixe para outro. Se dimensionado corretamente, todos os organismos em suspensão na água são eliminados. Outro grande benefício é que o esterilizador UV mata algas em suspensão e, por isso, é muito utilizado em lagos.
Como ele funciona?
O esterilizador UV utiliza uma lâmpada fluorescente especial com um comprimento de onda de 2537 Angstroms. A água com bactérias e algas passa pelo bulbo da lâmpada e é atingida pela radiação. Quando essa luz penetra no microorganismo, inicia-se uma mutação no DNA (material genético), prevenindo, assim, a reprodução do microorganismo atingido.
Quais equipamentos são necessários?
Uma bomba d'água para movimentar a água através do esterilizador UV. A bomba, em conjunto com algum filtro, normalmente, é tudo o que se precisa. É muito importante e útil utilizar um filtro mecânico antes do UV, especialmente se esse uso for o de controle de algas, tanto no lago como no aquário.
Quais tipos de aquários?
O esterilizador UV trará benefícios para todos os tipos de aquário, inclusive para peixes marinhos e aquários de corais.
Quais tipos de aquários?
O esterilizador UV trará benefícios para todos os tipos de aquário, inclusive para peixes marinhos e aquários de corais.
Existe algum efeito colateral?
Ao mesmo tempo em que o esterilizador UV não causa nenhum problema, deve-se evitar usá-lo em aquários que ainda não estão estabilizados, pois ele pode matar as bactérias benéficas antes que elas se prendam nos filtros biológicos. Alguns medicamentos também podem perder o efeito sob a luz UV e, por isso, o esterilizador deve ser desligado em período de tratamentos com remédios, especialmente nos quais são utilizados quelato de cobre.
É verdade que os esterilizadores UV acabam com a biologia (bactérias benéficas) do aquário?
Não. As bactérias ficam sempre presas em alguma mídia e existe uma proporção de 100.000 vezes mais bactérias presas em mídias do que livres na água [1]. Como o UV só mata o que está livre na água, as bactérias benéficas não são afetadas.
A esterilização UV possui muitas vantagens e poucas desvantagens. O sistema UV é de fácil instalação, requer pouca manutenção e pode prover um enorme benefício à saúde de seus peixes.
1 – Wetzel RG. 1983. Limnology (Second Ed.). Saunders College Publishing (Philadelphia, PA), p. 591.

Nenhum comentário:

Postar um comentário